Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é Baixo de Natal?






Buca Dantas explica o Projeto Baixo de Natal

04/11/10 - Cleber Cesar | Entrevista



Nos últimos dias no twitter, foi altamente divulgado a execução de um evento chamado Baixo de Natal, um evento idealizado por Quitéria Kelly tem o objetivo de uma ação teatral independente em torno de uma leitura transversal ao fato Natalino, alguns pensaram que seriam um tipo de protesto mas os organizadores já se pronunciaram falando que não se trata de um protesto, mas sim uma da peça tragicômica, na maneira que o teatro grego clássico tratou os temas.
Um dos grandes colaboradores desse evento é o cineasta Buca Dantas, entrevistamos Buca afim de esclarecer melhor o evento.
Natalação: Como nasceu o projeto Baixo de Natal?
Buca Dantas: A ação em torno do Baixo de Natal surgiu ontem com Quitéria Kelly, quando ela começou a tratar com o músico Luiz Gadelha sobre a possibilidade de realizarem um trabalho independente sobre o fato natalino. Eu entrei na conversa imediatamente e Quitéria chegou espontaneamente na idéia do Baixo de Natal. Creio que o Baixo de Natal seja a primeira ação local em arte surgida e engendrada por intermédio das redes sociais na internet, mais especificamente o Twitter.
Natalação: Quem pariu?
Buca Dantas: Creio que essa idéia de um “baixo” de Natal já habite o pensamento e a inquietação de Quitéria há bastante tempo, tamanha a sinergia envolvida na proposta e a adesão imediata de uma gama de artistas. Fato é que Quitéria pode ser considerada a mãe do baixo.
Natalação: Os reis magos
Buca Dantas: Já que o Baixo de Natal faz referência ao fato Natalino, e Quitéria é a mãe, posso tomar a liberdade e sugerir que os reis magos são Luiz Gadelha, eu e Patrício Jr [do coletivo Jovens Escribas]. Pelo menos essa história toma fôlego a partir dessas pessoas pra então seguir adiante. O texto está sob os cuidados de Patrício Jr.
Natalação: Quais os objetivos?
Buca Dantas: É pura e simplesmente realizar uma ação teatral independente em torno de uma leitura transversal ao fato Natalino. E como é uma ação independente, no primeiro momento algumas pessoas de fora do grupo [no twitter] pensaram que seria alguma espécie de protesto ao Auto de Natal. De forma alguma. Somos trabalhadores da arte e como tal buscamos incrementarmos o cenário cultural local oferecendo nossa criatividade. Nossa proposta é da peça ser tragicômica, na maneira que o teatro grego clássico tratou os temas.
Natalação: Quando e como será?
Buca Dantas: Tudo ainda está em gestação. não podemos adiantar nada ainda, porque quase nada está definido.
Natalação: como participar?
Buca Dantas: No próximo sábado tem reunião aberta na lona do circo Tropa Trupe, às 15h. a proposição do “Baixo” é de criação e realização propositiva, aberta portanto a todos que queiram somar esforços. Não se trata de que quem chegar vai fazer parte, mas que vai fazer parte quem chegar e participar com proposições pro-ativas à empreitada.
Fonte: Natal Ação

Um comentário: